-
Arquitetos: Hebra Arquitectos
- Área: 375 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Marcos Zegers
-
Fabricantes: MK, Stone Center, Villalba
Descrição enviada pela equipe de projeto. Dois braços foram dispostos perpendicularmente entre si. De um lado, o volume que abriga a área comum, serviços e quarto principal foi posicionado de forma paralela ao Lago Ranco e à cordilheira, enquanto o outro, que abriga quatro quartos e três banheiros, foi disposto contra o primeiro, formando assim uma planta em "T".
A intenção era gerar uma arquitetura discreta, não invasiva e de presença suave. Para isso, três operações foram realizadas.
Em primeiro lugar, a cobertura foi projetada como ponto mais alto na interseção dos dois corpos, enquanto sua altura diminui em direção às extremidades.
Em segundo lugar, as aberturas foram circunscritas nas pré-molduras de chapa metálica, para que adquirissem certa autonomia em relação as paredes e se constituíssem como elementos que não apenas abrigam janelas funcionais para os espaços internos, mas também, em algumas ocasiões, se consolidam como aberturas que atravessam a casa de lado a lado, revelando o ritmo da estrutura e respondendo a uma escala maior.
Por fim, a casa foi construída sobre muros de pedra que emergem do terreno e que, sem deixar de fazer parte do paisagismo, se tornam parte do embasamento da edificação.